segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Texto de minha irmã Mailma.

Meus companheiros e minhas companheiras nesta luta boa, que é justa e necessária. Tenho a convicção de que a vitória está em nossas mãos. Ou melhor, além de estar em nossas mãos, ela está em nossos pés, em nossa voz, em nossas ações fundamentais, decisivas nesta semana.

Queríamos um TAC e nos deram uma ATA, da qual não é novidade nem a tal da ameaça, arma eterna da tirania. Queríamos um SINDIcato e temos um CIDcato, segundo nosso sábio companheiro Werlayne.
E como é que a vitória está em nossas mãos? Vivendo intensamente a agenda de greve desta semana que é, repito, a mais decisiva de todas que já vivemos até agora. É ... visceral, companheiros e companheiras. Vamos lá. Quem não foi pra rua ainda, chegou a hora certa de ir. Quem já foi tanto, acha que cansou e pensa em recuar, sei que há forças. Saiba: não acredito no tal lema que no momento considero somente derrotista: "Recuar para avançar!". Isso não existe. Recuar agora é no mínimo se dizer analfabeto por não saber ler e por, feito patinho, acreditar no que diz a tal ... ATA de negociação sem negociação.
Temos força, companheiros e companheiras. Vamos avançar. Isso, sim. Porque podemos avançar com certeza.

Como avançar? Vamos, dentre outras atividades, lotar o zonal amanhã às 14 horas no Mariano Martins. Vamos fazer um ato beeeem significativo na quarta no Palácio da Abolição (Com a arte incrível do teatro de novo, se possível. E é possível.). E vamos lutar e vencer de novo na próxima assembleia, nesta sexta no Paulo Sarasate.

Não podemos desperdiçar a mobilização que todos sabemos: é histórica. Deixá-la a custo de nada? Já ... tomamos muito sol pra recuarmos diante de ameaças que nem sabemos como serão cumpridas. Se é que serão! Não é hora de desânimos individuais. Não estamos sozinhos. Não somos fracos. Esta greve é pra mim como ... a fênix mitológica, que de repente renasce. Não das cinzas, porque não somos cinza. Somos chama, somos fogo. E fogo acesíssimo com labaredas, companheiros e companheiras.

Em que me fortaleço? Não é coisa de mito relembrar que na quarta-feira passada, na Praça da Impressa, por volta de 9 horas, nos perguntávamos até aflitos cadê os companheiros de sempre na luta. Em menos de uma hora, seguimos com trio elétrico e nosso cortejo fúnebre conforme o planejado, e com mais banda de música cívica do 7 de setembro da nossa adorada Escola Antonieta Siqueira, uma grande grande força!, e mais outra força que é a banda marcial do Liceu. Nós com aquela multidão num ato que considero, analiso, avalio como um dos mais significativos de todos os que já fizemos! Não só pela quantidade de pessoas guerreiras, destemidas no solzão outra vez, mas pela enorme simbologia daquele cortejo, o velório, o sepultamento fantástico, encampado com certeza por nossos professores atores, imprescindíveis na educação. Isso que eu digo que é vida, é um renascer, a fênix novamente, é a continuidade da greve ainda.

Como podemos dizer que isso e tanto mais é fraco? Os zonais são fortes e tem mais a REDE DE ZONAIS, um diferencial também nesta greve. Como repetir lemas derrotistas do tipo: "Suspensão com mobilização!", companheiros e companheiras? Isso não existe. Existe AVANÇAR. NÓS PODEMOS, SIM, AVANÇAR.
Vamos à luta, companheiros e companheiras. Acreditar e lutar é fundamental neste momento. Nada de desânimo. Fosse no passado em que se criava o peru no quintal de casa, eu diria que nem o povo: "quem morre de véspera é peru!" Pois se precisaremos desanimar, ainda não chegou a hora.
Abraço graaaaaaaaaaaande. Abraço de unidade. A construção desta greve indiscutivelmente é nossa, dos professores da chamada base. Somos a base, por isso chegamos até aqui e somos fortes.

PARA NÃO ESQUECEREM:

"Dr. Vladeci Alvez O CID PODE ENTRAR COM PROCESSO DE ABANDONO DE EMPREGO? Não. Pois o abandono só pode ocorrer após o Cid Gomes publicar edital na imprensa convocando vcs e fixando os 30 dias. Ademais, o processo para demitir depende do julgamento da ilegalidade da greve, que pelo tema comporta ainda: JULGAMENTO DO MÉRITO, CONFIRMANDO A LIMINAR POR ACÓRDÃO; CABE RECURSO AO STF. Só depois quando não couber recurso é que pode executar e ele não será mais o governador. FIRMEZA, VCS ESTANDO DANDO UM GRANDE EXEMPLO AOS PROFESSORES DO BRASIL. Creio que deveriam conseguir audiência no dissídio da ilegalidade e ajuizarem o dissidio cobrando os direitos que dão causa à greve. FIRMEZA! UNIDADE! SERÃO VITORIOSOS!"

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Repassando...

Olhe aqui no site APEOC algo das notícias que não dizem quase diante do que se viveu nesta manhã de primeiro de setembro e então me esclareça quem foi que  disse isso? Tanta gente repete! Mas alguém me diga aí se a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará é mesmo a tão alardeada Casa do Povo!?
É, sim, a casa dos senhores deputados, eleitos e pomposamente pagos por nós. E como se fossem ... ratos assustados, ficam em suas tocas, os rabos presos, quando, sentem ineditamente, quanto hoje, o clamor de professores, estudantes e seus pais.

Não nos esqueçamos: havia muitos muitos pais de estudantes com certeza.
E, com certeza também, deputados não estão acostumados com a vivência que inesperadamente tivemos hoje! Ainda mais na própria casa deles, né!

Foi de ... um nacionalismo! Que eu que não vou a estádios, mas, ainda assim, penso que não se vê tamanho nacionalismo nem em dia de clássico. Porque foi mesmo ... uma senhora aula de cidadãos para cidadãos!
Todos cidadãos numa aula nada planejada. Engraçado que em escola pública tudo é sempre tão planejadinho!

É, penso de repente que talvez nossos alunos andem realmente aprendendo bastante conosco! Nunca vi estudantes tão educados, viu! Por que, além dos tantos colegas professores, eles, os estudantes, eram ... uma multidaaaaaaaaaão. De surpreender mesmo mesmo. E tiveram, sim, a educação com que os professores decerto contribuímos, pois sabemos que eles, da idade e do jeito que são, e nós os conhecemos muito bem!, eles não temem nem o batalhão de choque, com que nos deparamos hoje dentro da Casa do Povo para recebê-los. Que aula! E que educação primorosa a de nossos estudantes!

São ... anos-luz mais destemidos que nós! É certo. Também! Ouvimos tanto já a voz suave da justiça e ... a tão propalada ... ilegalidade de nossas greves! Parece que nos tornamos ... medrosos demais, sabe! Ilegais? Nós? Ilegais por querermos cumprida a lei? Somos legais.

E nossos estudantes são legais. Não que eu não soubesse. Sabia. E como! Mas os estudantes tiveram uma educação! Que lição de ... civilidade! A civilidade de que nem sonham desfrutar os inúmeros hipócritas engravatados que têm como suas as casas que deveriam ser do povo. E eles se assustaram certamente, por exemplo, quando no silêncio costumeiro estrondaram, nas paredes elegantes de sua casa, as bandas de música escolares afinadas que só tocam em festa de 7 de Setembro. Claro que se apavoraram com os cartazes coloridos e as faixas cheias de verdades tão criativas! Na voz decidida as palavras de ordem. Suas fardas colegiais que certamente eles, os senhores deputados, em sua Casa do Povo, nunca nem viram de longe. Quanto mais de perto! E os instrumentos musicais? Dentre outros tantos tradicionais em marchas de setembros, uns mais que sonoros, feitos até de latas! Que imaginação! Deve de verdade ter sido um ... incômodo aquele ... 'frisson', a movimentação inusitada, as cores dos narizes de palhaços, o som dos apitos, a tão comum alegria já nossa até nas dificuldades. Manifestação, enfim, que para quantos deve ser sinônimo de ... confusão, baderna quem sabe?

O que dirão os telejornais com seus grilhões? E convicções também. Por que não dizer? Parece que muita gente sempre achou que profissão de professor é somente sacerdócio!

Quem viveu, viu e não esquecerá que o protesto de hoje foi a representação da cidadania, na forma de ... um pacifismo! Mas foi um ato, na minha compreensão, justo, necessário e até inevitável. Como estar de novo tão perto da Casa do Povo, como foi na manifestação da semana passada, e sequer querer conhecê-la? Brincando, eu disse a meus colegas professores mais próximos que só podia mesmo! A gente não leva 'os meninos' pra conhecerem esta tal Casa do Povo! E aí, no dia que eles têm oportunidade de conhecê-la, não disperdiçariam jamais. Destemidos quantos são! Estudantes são uma força indiscutível nesta greve!

Quem viveu hoje, jamais esquecerá a aula.