A história do pedal
Durante a história da bicicleta, foram desenvolvidos diversos modelos e tipos de pedais, mas podemos enquadrá-los em três principais categorias, que são as seguintes: a) Plataforma; b)Firma pé; c) de Encaixe.O primeiro a surgir foi o pedal de plataforma, fornecia uma plataforma ampla, que permitia a transferência de força para o pedal.
Plataforma |
O segundo modelo desenvolvido foi o pedal com firma pé, ele permitia que o ciclista aplicasse força também na fase de “recuperação” da pedalada. O movimento de pedalar pode ser dividido em duas partes: propulsão (empurrando) e recuperação (puxando). O pedal de firma pé melhorou a performance dos ciclistas já que estes conseguiam aplicar potência nos pedais por mais tempo.
Firma pé |
O último modelo foi o pedal de encaixe, desenvolvido em 1984, estava vinculado a utilização de sapatilhas com “taco”, que se prendia ao pedal. Assim que foi lançado, o pedal não foi bem recebido pelos ciclistas, uma vez que era fixo não permitia rotação do joelho, causando desconforto para o ciclista. Após estudos, descobriu-se que, permitindo-se um grau de rotação aos pedais de encaixe, o desconforto deixava de existir. Assim, os modelos foram atualizados para permitir o leve movimento de rotação e hoje são predominantemente utilizados pelos ciclistas.
Encaixe |
Benefícios da Sapatilha
1. SegurançaA sapatilha impede que o pé se solte acidentalmente do pedal, o que acontecia com os modelos de plataforma e os pedais de firma pé sem alça. Porém em situações de queda, elas automaticamente se soltam do pedal, permitindo com que a bicicleta não fique presa ao ciclista, evitando lesões graves.
2. Conforto
O pedal de encaixe proporciona um posicionamento correto dos pés (quando regulado corretamente) e restringe o grau de rotação, isso diminui as lesões no joelho e dores articulares, aumentando consideravelmente o conforto da pedalada.
3. Estabilidade
Uma vez que o “taco” da sapatilha fica preso ao pedal, proporciona uma firmeza maior na pedalada, os pés não se movimentam da maneira que não devem, aumentando a estabilidade e diminuindo o desperdício de força.
4. Desempenho
A combinação de maior segurança, conforto e estabilidade, além da capacidade de aplicar potência durante pontos diferentes da pedalada, faz com que exista um ganho significativo de performance quando a sapatilha é utilizada. Esse é o motivo pelo qual todos os ciclistas de competição, em quase todas as categorias, utilizam sapatilhas.
Dica
Para que tudo isso funcione, é muito importante que o ciclista consulte um profissional de Bike Fit, para realizar a regulagem correta da sapatilha, para que lesões e dores no corpo em razão de uso inadequado do equipamento.*Matéria veiculada no site Pra Quem Pedala
Nenhum comentário:
Postar um comentário