terça-feira, 9 de novembro de 2010

Exame NACIONAL do Ensino Médio


“O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova criada em 1998 pelo Ministério da Educação do Brasil que é utilizada como ferramenta para avaliar a qualidade geral do Ensino Médio no país. Posteriormente, o ENEM começou a ser utilizado como exame de acesso ao Ensino Superior em universidades públicas brasileiras através do Sistema de Seleção Unificada. O Enem é o maior exame do Brasil, que conta com mais de 4,5 milhões de inscritos divididos em 1.698 cidades do país”.
Retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Exame_Nacional_do_Ensino_M%C3%A9dio

O nome que aparece na sigla do ENEM deixa bem claro a grandiosidade que é essa prova. NACIONAL. Diante disto é indispensável muito cuidado e uma organização também grandiosa. O fato ocorrido no ano passado quando houve o vazamento da prova me parece não ter servido de nada no que diz respeito ao quesito organização. Erros de impressão em provas – Isso é coisa de primário. Eita! Primário nem se usa mais. Agora já falam em vazamento do tema da redação. A justiça do Ceará proibiu a divulgação do gabarito. Isso não está me cheirando muito bem.

Também, o MEC faz coisas que deixa a gente de queixo caído. Realizar uma nova prova com os candidatos prejudicados. Isso não existe, gente! E se os outros milhares de alunos resolverem alegar que também foram prejudicados? Teremos uma nova prova como aconteceu em 2009? O Enem tem seus méritos. É uma grande inovação nos temas das questões. Como são abordadas as teorias na prática. Pra muita gente ficou mais fácil entrar no curso que lhe convém mas não posso concordar em todos os sentidos com tal exame. Falhas na segurança, erros de impressão... Isso é inaceitável!

Os “estudantes” também fazem sua parte. Alguns da pior forma possível. Ouvi depoimentos de pessoas que fiscalizaram as provas do Enem e não ocorreram problemas relacionados aos defeitos de impressão. Tudo foi muito bem explicado e nada de grave aconteceu. Mas sempre tem alguém que não faz o menor esforço pra colaborar. Só pensa no seu. – Na questão tal faltam dados. Anula! Ouvi muito isso na época de colégio. Aquele jeitinho brasileiro que só existe aqui mesmo.

E aí, a instituição MEC fica desacreditada. Mais um vexame de proporção NACIONAL. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos e torcer pra que o bom censo prevaleça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário